quinta-feira, junho 07, 2007

Nenhuma folha cai sem a permissão de Deus?


Nós sempre
falamos e ouvimos as pessoas dizendo que na Bíblia está escrito: “Nenhuma folha cai sem a permissão de Deus! “ Escrevemos isso em cartas, na internet e até em livros! Mas será? Onde está? Em qual parte da Escritura você leu?
Pois é! No fim de semana, véspera de carnaval, um irmão de São Sebastião, o Iranes, me fez essa pergunta, e eu prontamente respondi: “Tem sim! Está no novo testamento!”
Procuramos nas chave bíblica e nada! Na Bíblia de estudo também. Nem na net nós achamos. Foi quando atinei, ao pesquisar, que o problema pode ter começado de uma tradução do texto em inglês! Na versão Weymouth New Testament (uma tradução com mais de 350.000 citações no google) está assim:

Matthew 10:29: Do not two sparrows sell for a halfpenny? Yet not one of them will fall to the ground without your Father's leave.

Como verbo, “leave” pode ser traduzido por “deixar Ex: leave me alone! = Me deixe em paz!

Como substantivo, “leaves” pode ser traduzido por “folhas” Ex: The leaves fall = As folhas caem!


O que pode ter acontecido é que algum leitor inexperiente tenha traduzindo o termo “leave” como substantivo plural "leaves" (uma vez que "folha", no singular, em inglês é "leaf"), sem considerar o resto do texto (talvez uma tradução rápida) e não percebeu que “leave” aqui é um verbo “...without your father’s leave” (“sem que seu pai deixe” ou “sem a permissão de seu pai”!) O mais importante saber é que isso está escrito ao final de uma afirmação que retoma um enunciado anterior!
O texto diz: “...Yet not one of them will fall to the ground without your Father's leave.” (“...Ainda nenhum deles cai sem que seu pai permita”).
Aqui nos cabe a pergunta: deles quem? Voltando ao início do verso vamos encontrar a quem se refere esse pronome “deles”: “Do not two sparrows sell for a halfpenny?” (“não são dois pardais vendidos por meio centavo?”). Fica mais clara a possível confusão de termos se consideramos esses fatores linguísticos,. Não creio também na possibilidade de que seja uma paráfrase de algum outro texto, pois a tradução manteve toda a estrutura restante do versículo (verso 30: “E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados”), o que pode ser verificado nas inúmeras citações espalhadas pela internet e outros meios de comunicação
! Podemos então concluir que o texto bíblico sempre falou unicamente dos “pardais que Deus não deixa cair sem sua permissão”, e não de supostas “folhas” (o que, porém, não deixa de ser verdade!)

Texto: David de O. Lima, instigado por Iranes Aparecido Ramos e corrigido por um comentário anônimo.

Marcadores:

57 Comments:

At 10:50 AM, Anonymous Anônimo said...

Tanto faz ser pardal ou folha , todos nós vivemos , respiramos , e seja qualquer coisa que façamos tudo depende da permissão do PAI!!!!!!!!!!!

 
At 10:31 AM, Anonymous Eline Coutinho Scherrer said...

Gostei demais da sua explicação, meu amigo. Creio que as pessoas tem se confundido demais com o que realmente está escrito na Bíbla e com os ditos populares... isso tem acontecido porque "nos falta o conhecimento" verdadeiro e profundo da Palavra. Deus te abençoe. Saudades!
Eline Coutinho Scherrer

 
At 11:17 AM, Anonymous Anônimo said...

Em Mt 10.29-33 fala sobre a onipotencia e a soberania de Deus sobre a criação.
O que as pessoas querem dizer é que tudo que está na Terra está debaixo da autoridade de Deus - O Criador.
Deus tem o controle de tudo.
Amém. Paz seja contigo

 
At 1:17 PM, Anonymous Wess said...

Na minha tradução não tem nada de folha, ta simplesmente do jeito q vc traduziu:
Não se vendem dois passarinhos (pardais) por um ceitil (centavo)?e NENHUM DELES cairá por terra!!

na minha tradução não tem nada de folha!

: )

 
At 1:20 PM, Anonymous Wess said...

esqueci de colocar no final...
SEM A VONTADE DE VOSSO PAI!

isso ta escrito em itálico!

de maiss neahhh!! \o/

 
At 2:33 AM, Anonymous Anônimo said...

Copiei seu texto para adicionar no meu blog. Será que fiz mal. Qualquer coisa meu e-mail é magdiana.c@hotmail.com
qualquer problema eu retiro!!

 
At 1:31 PM, Blogger Leonardo said...

Obrigado, também já tinha pesquisado e não tinha encontrado nada mesmo!
Sua explicação me ajudou muito!
Abraço e bençãos para vc!
Leonardo L

 
At 5:29 PM, Anonymous Carlitos said...

Muito boa a sua explicação e a pesquisa toda! Eu também cheguei ao seu blog pois um amigo meu me falou essa frase aí pense: - Bom, se vem de Deus então estará na Bíblia!
Fiquem na PAZ todos!

 
At 10:45 AM, Anonymous Anônimo said...

muito esclarecedor o teu texto, irmão! Gostei muito, pois estava procurando sobre o assunto e vim parar por aqui. Um grande abraço e fica na Paz.


Edílson

 
At 5:53 PM, Blogger Carlos said...

Gória a Deus por sua vida facilitou bastante, queria encontrar isto. Solte no teu site algo à respeito de outro chavão "faça a tua parte que eu te ajudarei". Shalom té +.
gm12@uol.com.br
carlos henrique

 
At 12:14 PM, Blogger Nanda Botelho said...

Coloquei um link desse texto num texto meu, achei que complementava.

Se quiser fazer uma visita:

http://multiplasrealidades.blogspot.com/2009/07/nosso-poder.html

Abraços!

 
At 4:01 PM, Anonymous Anônimo said...

Folha em em ingles e LEAF ... mais de uma folha ... Leaves ...
Claro que tudo e da permissao de Deus amigo . Ele pode nao causar certas coisas ... mas permite que o diabo cause . Ve o que sucedeu na vida de Jo ... Nao e a toa que ele e chamado SOBERANO. Ele e o que ocupa o primeiro lugar em tudo . Ele decidiu , ta decidido .
;)

 
At 4:09 PM, Anonymous Anônimo said...

Se um aprdal nao cai sem apermissao de Deus ... uma folha tb nao vai cair , um acidente de carro nao vai acontecer, uma enchente , um tsunami ... e por ai vai . Jesus queria dizer que tudo e por permissao de Deus . Nao ta errado falar que nem uma folha cai sem a permissao de Deus , nao ta escrito literalmente na Biblia . Mas esse verso implica isso , nenhuma coisa acontece sem consentimento de Deus .

 
At 11:01 AM, Anonymous Pr. Allan said...

Pr.Allan Manaus allankfarias@bol.com.br
gostei da explicação muito boa e esclarecedora. é parecido com um dito popular, que diz:" diz-me com quem andas e te direi quem és, ou que anda com porcos farelo come" apesar de isto não está escrito na biblia existem uma passagem em proverbios que diz que quem anda com sabios se torna sabio e o que anda com os tolos sofrerá aflições.Deus abençoe o irmão

 
At 3:52 PM, Blogger Priscila said...

Gostei muito da sua explicação! Que Deus te abençõe.

 
At 9:08 AM, Blogger Reinaldo Felipe said...

Também estava procurando...
Parabéns pela pesquisa.

 
At 2:12 PM, Blogger Aurelia.Freitas said...

Muito esclarecedor!
Parabéns

Aurélia Freitas - Rio de Janeiro

 
At 12:30 AM, Anonymous Anônimo said...

excelente! bom para os que falaram que n importa, não é por ai, iguinorar quando Deus fala que nem um i pode ser auterado da lei do Senhor (mt 5.18) não é conveniente. Se um pássaro é porque há um propósito...

Jailton Belém-PA

 
At 1:23 PM, Anonymous Pr. valtair Freitas said...

Esta frase "não cai uma folha da árvore se Deus não prmitir" realmente não está na Bíblia mas a ideia surgiu baseada no texto bíblico do Salmo 1.3 "Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará" em conjunto com Mateus

 
At 11:42 PM, Blogger Renata Virgínia said...

Nossa! Estava exatamente procurando esse suposto versículo da folha no site bibliaonline e como não achei, resolvi procurar no google. Aí encontrei seu blog com essa excelente explicação! Obrigada por colaborar para diminuir as confusões que fazemos sem saber.
Deus te abençoe!

 
At 1:37 AM, Blogger Victor Henrique said...

Irmão, parabéns!

Sua atitude é um exemplo para todos nós! Nós cristãos devemos sempre examinar A PALAVRA e confrontar o que for dito sempre com o que Deus nos permite ler em suas escrituras sagradas, para que possamos assim evitar os falsos profetas.

Fico muito feliz em ver sua atitude de obediência e temor a Deus!

Que Deus te ilumine e te guie cada vez mais!

Fica na paz!
Do seu irmão em Cristo,
Victor Henrique.

 
At 1:41 PM, Anonymous Carlos said...

carlos: algumas vezes nos enganamos, outras,nos deixamos ser enganados,estava certo de que existia essa frase,mas com essa explicação é caso encerrado,que o bom DEUS continui te abençoando:E se alguem discorda, nos mostre: ¨NA BIBLIA¨.

 
At 8:20 PM, Blogger *Pri* By Happy...I'm so much happy!! said...

Que bom saber pq eu tinha dúvidas se era um ditado ou se estava realmente escrito na bíblia. Bom, ainda bem que tive essa excelente explicação porque nao devemos acrescentar nada na bíblia.

 
At 9:36 AM, Anonymous kesia said...

ok entao pq as pessoas preocupam a falar mal dos homoxessuais? tdo que acontece e permissao de Deus , entao pq Deus permitiu??????? Tenho um filho gay e Deus abencoou e abencoa a vida dele grandimente , a unica coisa mal e a linbgua das pessoas.

 
At 6:16 PM, Blogger evangelinus said...

Em resposta à Kesia, Deus permitir não significa que ele determinou que acontecesse como aconteceu. Deus nos dá liberdade de ação e nos responsabiliza por nossas escolhas, embora nenhuma delas esteja fora de seu raio de visão ou possas desafiar sua autoridade final.

 
At 9:28 AM, Anonymous macio joaquim said...

A palavra de Deus lha em Jó cp 38 e vc 4 diz (Onde Estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.) a coisa na bíblia que só pertencer e só Deus entender.

 
At 9:49 AM, Anonymous IRMÃO JOSÉ APARECIDO said...

MUITO BOM E ESCLARECEDOR PORQUE ALGUNS DISSERAM QUE TANTO FAZ SER UM PARDAL OU UM FOLHA SECA MAS NÃO PENSO ASSIM, UM PARDAL TEM FÔLEGO DE VIDA ,O TEXTO FALA DE PARDAIS VIVOS , NO ENTANTO UMA FOLHA SECA ESTÁ MORTA SEM VIDA ,E ISSO NO ENTENDIMENTO BÍBLIA FAZ MUITA DIFERENÇA,QUE DEUS ABENÇOE O SEU CONHECIMENTO.

 
At 10:31 AM, Anonymous IRMÃO JOSÉ APARECIDO said...

EU DISSE FOLHA SECA PORQUE PARA CAIR DA ÁRVORE PRIMEIRO A FOLHA SECA PERDE VIDA A SEIVA, SE DESIDRATA MUDA DE COR FICA AMARELADA OU MARROM E DEPOIS CAI NO TEMPO DETERMINADO PELA A NATUREZA OU SEJA QUANDO A FOLHA CAI JÁ ESTÁ MORTA SEM VIDA , PREFIRO FICAR COM A BÍBLIA DO QUE FICAR COM DITADOS POPULARES QUE NÃO ESTÃO ESCRITOS NA BÍBLIA .

 
At 11:55 PM, Blogger evangelinus said...

NOTA! Críticas são e serão sempre bem-vindas, mas não tolerarei pessoas usando deste espaço para auto-promoção como fez o sr. P.L.M.

 
At 9:11 AM, Blogger pr ailson said...

pr ailson diz caro irmão não tente arrumar explicação para o que não existe, está escrito sim sim não não o que passar dai é procedencia maligna.

 
At 12:56 PM, Blogger dany said...

NAO ENTENDI ESSA DO PARDAL..ALGUEM ME ESPLIQUE POR FAVOR..EU ESTOU FAZENDO UNS ESTUDOS E ISSO ME DEIXOU UM POUCO CONFUSA POR EU NAO TER ENTENDIDO...GRATO E A PAZ DO SENHOR JESUS

 
At 5:53 PM, Anonymous Anônimo said...

resposta a DANY favor meditar no livro de mateus 10:29, a paz do senhor .

 
At 2:41 PM, OpenID alemdastendas said...

Muito bom o artigo. Jamais pensaria que a confusão toda viria de uma tradução errada do inglês. Parabéns. De qualquer forma as folhas continuam na árvore, ou no chão, pela vontade de Deus, rsss.

 
At 12:30 PM, Anonymous Anônimo said...

Meu Irmão.
Q DEUS te ilumine muita saúde e paz
para VC.
A luz q não sta em baixo do cesto e
ilumina a todos.
MUITAS BEMÇÃO.

 
At 7:07 PM, Blogger Jana Gamboa said...

Muito obrigada!

 
At 4:49 PM, Anonymous Valmir said...

A minha pergunta é.
Porque para muitos que lê a bíblia só serve se estiver lá escrito, mesmo que esteja escrito em (Mateus 10.29-31; ATOS 27, 34 e Em Isaías 40.12-31).
De forma que claramente que dizer isso. Não cairá uma só folha sem a vontade de DEUS, não sei porque as pessoas gosta de complicar tanto
Mas também lê não é o mesmo que interpretar!!
E uma boa maioria só lê, interpretação exige preparo disciplina e dedicação!!
A hermenêutica não é fácil
bibliotecavalmir@hotmail.com

 
At 11:33 PM, Blogger Priscila Santos said...

Muito obrigada,por muito tempo tive essa divida e vc respondeu sabiamente.Que Deus lhe abençoe!

 
At 9:58 PM, Anonymous luana araujo said...

deus é o senhor nao importa onde for ele é sempre com vc deus é fiel

 
At 11:52 AM, Anonymous Marcelo Vieira said...

Boas observações. Como não acredito na bíblia, tanto faz.
Se a citação fosse legítima seria constatado que deus quer mesmo ver a desgraça da umanidade, visto que ele ão dá para crer num ser tão poderoso que não consegue eliminar o tal inimigo satanás.

 
At 9:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Sobre tudo ser por permissão de Deus. Dependendo do ponto de vista, concordo, pois Ele é Soberano e como exemplo o caso de Jó. Porém quando Deus nos mostra o caminho e não obedecemos a sua voz, ai então, a escolha é nossa e não dele. De maneira nenhuma o Senhor quer que um filho dele se perca pelo caminho, porém como ele nos deu o livre arbítrio, muitos confundem a liberdade de servir a Deus com a liberdade de fazer o que quer, e sem perguntar a Deus se pode ou não, entra por um caminho que parece bom, mas o fim é a morte.(Espiritual)

 
At 9:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Sobre tudo ser por permissão de Deus. Dependendo do ponto de vista, concordo, pois Ele é Soberano e como exemplo o caso de Jó. Porém quando Deus nos mostra o caminho e não obedecemos a sua voz, ai então, a escolha é nossa e não dele. De maneira nenhuma o Senhor quer que um filho dele se perca pelo caminho, porém como ele nos deu o livre arbítrio, muitos confundem a liberdade de servir a Deus com a liberdade de fazer o que quer, e sem perguntar a Deus se pode ou não, entra por um caminho que parece bom, mas o fim é a morte.(Espiritual)

 
At 4:44 PM, Anonymous Mozildaraujo@ yahoo.com.br said...

Ida -
Fiquei feliz em saber através do blog ,que por DEUS ser Soberano Ele tem o controle de tudo.Quanto a ser folha,pardal ou cabelo é a vontade Dele que prevalece.Em mt: 10-29 está a resposta. Que o Senhor esteja convosco! Amém!!!

 
At 3:45 PM, Blogger moreira pereira said...

MAS NÃO TEM ESSE VRS.NA BIBLIA!!!

 
At 8:44 PM, Anonymous Anônimo said...

MEUS QUERIDOS IRMÃOS,DE NADA ADIANTARA DEBATERMOS O CONTEÚDO DA BÍBLIA,ISSO SO NOS TRARÁ DISCORDIA
POIS A INTERPRETAÇÃO DAS PALAVRAS
BÍBLICAS SO SERÃO ENTENDIDAS POR QUEM DEUS AMA, POIS SABE QUE AS GUARDARA EM SEUS CORAÇÕES, E NO MOMENTO DE PROVA CONFIARA NELAS.
NÃO TENTES ENTENDER TUDO, POIS NEM TUDO NOS CABE ENTENDER.SE DESCOBRIRES EM TI MESMO A VERDADE,
DESCOBRIRAS O AMOR DE DEUS.

 
At 2:52 PM, Anonymous Anônimo said...

Tremendo!!

 
At 10:57 PM, Anonymous Anônimo said...

deus e autoridade superior ass nildo

 
At 4:56 PM, Anonymous Anônimo said...

ACHO QUE NÃO DEVEMOS PRONUNCIAR,NADA DA BIBLIA SEM TER CERTEZA DO QUE ESTÁ ESCRITO.

 
At 12:01 AM, Blogger Osmar Ventris said...

Me questionaram se é verdade que não cai uma só folha da árvore sem que Deus queira, porque no mundo há inúmeras árvores e, portanto incontáveis quantidades de folhas. Respondi, independentemente de constar explicitamente na Bíblia, pois não posso afirmar que está no Livro Sagrado se não for verdade. Assim, com auxílio de uma resposta que minha irmã certa vez me deu, respondi: -"Deus criou as leis da natureza, portanto, tudo se rege pelas leis da natureza criada por Ele. Assim, as folhas das árvores se portam segundo a Sua Lei. Nenhuma folha de árvore alguma cairá senão pelas leis criadas e regidas por Deus. Tudo na natureza se rege segundo a vontade divina, vontade esta transformada em leis naturais. O Universo se porta segundo leis naturais, portanto, criadas e regidas por Deus. Nenhum planeta ou corpo no espaço consegue se portar ignorando as Leis Divinas, a não ser que o próprio Deus assim determine, ou abra exceções, ressuscitando, curando, regenerando. Mas, mesmo assim, dentro da Sua lei de Justiça, bondade e perdão. Que a Bênçao de Deus e a paz do Espírito Santo esteja com todos!

 
At 10:29 PM, Anonymous irmão sandro said...

atos 17;24,25 o Deus que fez o mundo e tudo que nele há,sendo senhor do céu e da terra, salmos 50;10 por que meu é todo animal da selva e as alimárias sobre milhares de montanhas . Conheço todas as aves dos montes ; e minhas são todas as as feras do campo .

 
At 9:13 AM, Blogger Oséias Francisco said...

Meus queridos essa expressão se encontra no livro dos muçumanos Alcorão Sagrado, Surata 6, Versículo 59. Abraço

 
At 8:59 AM, Anonymous Anônimo said...

We hit it off from the very beginning and have been together
ever since, with no signs of our love and passion for video games ever fading.
After deciding on the video games you want to
sell, search for websites that offer the facility.
The fragmentation from the system registry results in bad functionality in
not simply gaming; but also in common operations of the
computer.

Also visit my web site; please click the next site

 
At 8:40 PM, Anonymous Anônimo said...

Esta escrito teu é o Poder tua é a Glori para todo sempre. percebe que tudo e de DEUS.Poder e glori.
só temos que adoralo .

 
At 2:28 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá eu precisava muito dessa explicação,pois no culto de ensinamento o pastor pediu para os membros encontrar essa tal frase que é dita mais não vista, ainda em nenhuma parte da bíblia.Obrigado que Deus te abençoe e continue te capacitando mais e mais.

 
At 7:33 PM, Blogger MARINHO said...

Existe sim
Esse Versículo, está no Antigo Testamento, não estou conseguindo encontrar, inclusive fizeram até um corinho antigo : " Nem as folhas das árvores se movem se não for pelo Teu poder"
Quando encontrar Posto aqui... Abraços queridos

 
At 12:32 AM, Blogger Anderson Manoel Luiz said...

uma pergunta??

preguei varias veces y dice a biblia dis que nao cai nen si quer uma folha sen permisao dele!!!! to cometendo uma erezia?? un pecado?? den a suas opinioes porfavor!!! meu email e anderthiesenluiz@hotmail.com Que Deus abencoe.

 
At 9:50 PM, Blogger Ludmilla Pessotti said...

ESSA FRASE QUE OS CRENTES AMAM PRONUNCIAR, É DO ALCORÃO.
MUSSULMANOS.
SE DEUS TIVESSE NO CONTROLE DE TUDO ELE SERIA MAU, POIS PERMITE FOME, MORTES E ESTUPROS, PERMITIU ADOLF HITLER ENTRE OUTROS MOSNTROS...
SAIA DA RELIGIOSIDADE, O CONTROLE DO MUINDO FOI ENTREGUE A sATANÉS NO ÉDEN. AFE

 
At 8:47 AM, Anonymous Anônimo said...

Muitos interpretam generalizando,
que tanto o bem como o mal é permiti
do por Deus.Será que Deus permiti
ria tal banalidade criado pelo ser
humano? Seria blasfemar contra o Criador.

 

Postar um comentário

<< Home