domingo, maio 06, 2007

Homem aranha 3 - Crítica


Após séculos de ostracismo, cá estou para fazer uma crítica sitemática e SEM SPOILERS (detalhes reveladores da trama) do filme mais aguardado dos últimos anos. Como fã, não podia deixar passar, então, vamos lá!

Roteiro: 6,0. A história seria melhor se seguisse apenas um foco narrativo. Ou Homem-areia, ou Venom! Avi Arad querendo uma coisa e Sam Raimi querendo outra não deu certo! Não sou dos que acham que a inserção de Venom estragou tudo! Só acho que alguém tinha de abrir mão de suas vontades para que o filme fluísse melhor (deveriam ter posto em prática a lição que quiseram nos ensinar com Peter no 2º filme)! Sem falar que trabalhar com mais de uma linha narrativa é muito arriscado, principalmente quando se quer simplificá-las para atingir toda gama de público! Diversas linhas narrativas, para serem criativas, tendem a ser mais complexas (como em Crash, ou Magnólia) e acabam restritas a filmes adultos (como os dois dramas citados) e de abordagem mais psicológica!

Atuações: 7,0. Parte da nota é reflexo do roteiro. Afinal, roteiro confuso gera interpretações inseguras. Todavia, achei que quase todos atuaram ao nível do esperado! Destaco aqui Thomas Haden Church (Homem Areia), que, no pouco que fez, fez muito bem;, James Franco como Harry Osborn (nos primeiros 2/3 do filme, pois a 3/3 foi culpa do roteiro), Bruce Campbell (Maître d’ no restaurante, simplesmente impagável). Já os "nem todos" para mim são J.K. Simmons (o J. J. Jameson) com uma participação pífia e humor não tão refinado (culpa do roteiro, que foi culpa de...) Bryce Dallas Howard (Gwen Stacy) e Thoper Grace (Venom/Eddie Brock)! O casal não atingiu seus papéis e Grace, em especial, estava literalmente sem a "Graça" do personagem! (Mil perdões pelo trocadilho profano!)

Direção: 6,0. Raimi esteve realmente fora do trabalho. Ausente! Não creio que isto seja seja coisa dele. Algo aconteceu para tanta indisposição criativa. Ceio que a situação de bastidores refletiu sobre sua obra! Não acredito que seja cansaço. Mas Raimi é independente! Ele pensa por si só. (é claro que seu irmão co-roteiriza com ele), mas penso que, pela primeira vez, o roteiro "saiu" dessas quatro mãos para ser traçado por outras. Infelizmente teve que acontecer neste filme. Dividir opiniões é uma das tarefas mais difíceis do mundo para pessoas independentes. Principalmente se elas crêem que sua opinião é a melhor. Lições para um gênio ainda em desenvolvimento. Na próxima ele se redime!

Efeitos especiais: 8,0. Os efeitos especias mesclaram momentos de brilhantismo (como (a 1ª luta e a transformação do Homem-Areia) com cenas muito artificias (como o Homem Areia no estilo “A Múmia”). Sem falar que o Venom não estava nada aterrorizante, como o personagem é, e como os personagens pavorosos de Raimi costumam ser. A saída de John Dykstra foi decisiva neste setor. E Mais uma vez digo: para mim não foi Raimi que optou por esses aspectos “infantis” da produção, e creio que certas cenas “mal elaboradas” não foram fruto do acaso. Lembrem-se de como Raimi (leia-se “sony e produtores”) foi questionado por apresentar um Doc Oc tão opressivo e aterrorizante num “filme para crianças”

Trilha sonora: 7,0. Christopher Young não é Danny Elfman! Outra saída lamentável que refletiu em todo o filme!

Entretenimento: 7,0. O filme alterna montagens fabulosas, recheadas de intensidade e bom humor, com cenas pré-moldadas e superficiais. Como a narrativa para mim está acima de tudo (afinal não se trata apenas de beleza estética, mas de um produção sobre uma obra literária [Sim, quadrinhos também são literatura!]), o filme, não respeitando essa matriz de produção, não leva o meu 10 (e eu confesso. Pra eu me divertir, o filme tem que ser nota 9,0. É. Eu sei. Ninguém merece um perfeccionista!)

Nota final: 6,8. Quem sabe, um dia, resolvam fazer uma “versão do diretor” (com o intuito de ganhar mais dinheiro, claro!) e deixem o Sam “mexer” na história. Lembrem-se que inicialmente o filme estava sendo divulgado com 2h e 46 minutos de duração (sem falar no homem aranha 2.1). Acredito que muita coisa ainda está sendo reservada para o futuro. Mas enquanto o futuro não chega, esses são todos os dentes que posso mostrar no sorriso para a titia “sony” pelo tão aguardado “presente” que ela nos deu esse ano.

Foto de divulgação; Sony

Marcadores: